Cerros de Gaya
A ideia de implantarmos um vinhedo veio da nossa origem italiana, cujos antepassados vieram de Bérgamo, no norte da Itália há 150 anos. Iniciamos em 2012 com as variedades Cabernet Sauvignon e Chardonnay e no ano seguinte plantamos Merlot, Pinot Noir e Tannat, numa área de 12 hectpares. Como temos um terroir na região da Campanha com grandes períodos de insolação no verão, bastante frio no inverso e um solo arenoso, com boa drenagem, característico do paralelo 31 onde estamos, e que é o mesmo meridiano das melhores regiões vinícolas do mundo, isto nos incentivou a também produzir o vinho.
Estamos localizados na região denominada “Três Cerros”, no interior de Dom Pedrito, uma área de grandes elevações de terreno com declives suaves. Vem da mitologia grega a palavra Gaia, que significa a “mãe terra” como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora imensa, representada pelos símbolos das frutas e grãos. Dai surgiu o nome “Cerros de Gaya”, batizando nosso primeiro vinho em 2017, com produção inicial de 2.120 garrafas.


Estância do Forte
Apaixonados por experiências gastronômicas, visitamos os lugares com os azeites mais famosos para entender todo o processo produtivo.
Passamos por Itália, Espanha, Grécia, Portugal...
Entendemos tudo sobre os melhores processos!
Estudamos sobre solos e variações climáticas e descobrimos que a região da Campanha Gaúcha tem o lugar ideal no Brasil para o cultivo de oliveiras.
Estância Paraizo
A trajetória da família Mercio, de origem Açoriana, rumo ao Pampa começa no território autônomo de Portugal localizado no meio do Oceano Atlântico, formado por 9 ilhas. Originários da Ilha de São Jorge chegaram por volta de 1690 em Colônia do Sacramento, na época uma cidade portuguesa. Com as resoluções do tratado de Madrid entre as coroas portuguesa e espanhola e a troca de Colônia pelas Missões os portugueses que lá viviam foram obrigados a deixar a cidade. Nessa jornada Matheus Mercio Pereira, filho de José e Ana, a segunda geração da família no Pampa, partiu rumo ao norte: a cidade de Rio Grande. De lá, seu descendente Joaquim estabelece-se em Rio Pardo, no centro do atual estado do Rio Grande do Sul, e logo depois desce para os campos neutrais da atual Bagé. Desde então, a prática da pecuária tem sido exercida por seus descendentes há gerações nos campos da Estância do Paraizo.


Vinícola Peruzzo
Motivados por um desejo antigo de produzir vinhos, associado com as oportunidades e perspectivas que a Região da Campanha oferece no mundo dos vinhos, a família Peruzzo, com muito entusiasmo decidiu investir no cultivo de uvas viníferas em sua propriedade localizada no município de Bagé/RS. As primeiras videiras foram plantadas em 2003, provenientes de mudas importadas de renomados viveiristas da França, Itália e Portugal.
A vinícola foi inaugurada em 2008, com um processo de elaboração que incorpora modernas tecnologias. Sua cave, localizada no subsolo da cantina, garante que os espumantes e vinhos amadureçam sob temperaturas constante próximas dos 18 à 20° C. Além da produção de vinhos, a propriedade da família Peruzzo também se dedica a criação de Ovinos e Bovinos. Com muito entusiasmo alegria e dedicação a Vinícola Peruzzo trabalha na arte de criar seus vinhos e espumantes para fazer parte de momentos alegres, descontraídos, únicos e marcantes na vida de seus clientes.
